Um dos maiores desafios da ABOR-DF e talvez um dos mais importantes momentos desde a sua criação foi a organização do 7º Congresso da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) no ano de 2009.
Numa política de revezamento das sedes dos seus congressos bianuais, após as regiões nordeste (Salvador – ABOR 2005) e Sul (Gramado – ABOR 2007) terem organizado congressos extremamente exitosos, chegara a vez do Congresso Internacional da ABOR ser realizado pela primeira vez na região Centro-Oeste do país.
O 7º Congresso da ABOR foi realizado de 9 a 12 de outubro de 2009 no então Hotel Blue Tree Alvorada – um luxuoso complexo com dois hotéis, Centro de convenções e teatro, localizado às margens do Lago Paranoá, ao lado do Palácio da Alvorada, em Brasília. O evento contou com a participação de 1.700 congressistas, um número inédito até então.
Paralelamente ao evento ocorreu o 3º Encontro Nacional de alunos de Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial, que foi coordenado pelo Dr. Rafael Bicalho.
Neste evento, o Congresso disponibilizou para os principais cursos de Pós-graduação em Ortodontia uma sala, onde alunos, ex-alunos e professores puderam ao final fazer suas confraternizações, tal qual o modelo realizado nos congressos da Associação Americana de Ortodontistas (AAO).
A programação científica contou com a participação de renomados palestrantes do Brasil e do exterior.
O jantar oficial do Congresso foi organizado pela primeira vez em conjunto com a cerimônia de diplomação dos aprovados no exame do BBO. Desta forma, pode-se dar maior visibilidade ao BBO.
O 7º Congresso da ABOR foi palco do I Encontro da Sociedade de Ortodontia Lingual, que mais tarde se transformou na Associação Brasileira de Ortodontia Lingual (ABOL), parceria que perdura até hoje.
Paralelamente ao 7º Congresso aconteceu o 3º Encontro Nacional de alunos de Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial, coordenado pelo Dr. Rafael Bicalho